(quinta-feira, 15 de Agosto) – Ao fim de todos estes dias de atividades, o dia que mais temíamos chegou!
Começou por ser mais um dia normal, com uma manhã prolongada, mais relaxada, em que pudemos dormir até mais tarde (já estavámos a precisar deste manhã livre!), que se reverteu numa tarde de sol na piscina (e que tarde: escorregas, de várias formas, sozinhos, em comboio, deitados, de pé, de frente, de costas… fantástico e divertidíssimo), e que, por fim, se transformou na noite das despedidas.
Ao longo destas férias, aprendemos o que significa ser a Europa. Cooperámos, vivemos em comunidade, criámos amizades, partilhámos sentimentos e emoções. Tornámo-nos uma família! E, à luz do que são os princípios da Europa, não somos uma família? Ou não deveríamos ser?

Os workshps foram muito úteis para nos fazerem descobrir, a brincar, de forma lúdica, que a COMUNICAÇÃO (o entendimento) é sempre possível.
Logo nas primeiras reuniões, começámos a trocar impressões, a conhecermo-nos melhor!
Assim que chegámos deparámo-nos com a realidade há muito esperada, apresentaram-nos os nossos colegas franceses e alemães que partilharam connosco todas as experiências.
O que mais nos marcou foi o facto de podermos vivenciar outras formas de enfrentar as dificuldades que podem surgir ao longo da nossa vida.
Nestes dias, a visita às cidades, assim como as idas à piscina e os workshps proporcionaram-nos momentos de diversão e aprendizagem, que nos tornaram melhores pessoas.
A visita ao Museu do Diálogo também nos marcou nesta aventura, bem como o “Blind Football”. Podemos mesmo admitir que os momentos que passamos com os invisuais nos fizeram pensar na sorte que temos em poder ver. Talvez a lição mais importante de tudo isto seja que não existe dificuldade nenhuma inultrapassável. Se nos esforçarmos poderemos fazer sempre melhor.

Também nos surpreendemos com o “city-bound”, um jogo que tinha como objetivo angariar o máximo de salgadinhos, doces e bebidas para a festa de ontem à noite.

Nem imaginam o que conseguimos. No início, quando nos deram uma maçã, a cada um dos quatro grupos, nem queríamos acreditar. Uma maçã? Daaaaaaahhhh!!!!! O que poderemos trocar por uma maçã? E a verdade é que, com esta atividade, concluímos que muitos alemães alinham nas nossas brincadeiras e demonstram generosidade para connosco. No final, conseguimos ter uma mesa farta que nos deliciou enquanto dançávamos ao som de excelente música. Divertimo-nos à brava! Mas já começámos a chorar, vai ser difícil separarmo-nos!
Durante este Summercamp tomámos decisões corretas e erradas, experimentámos novos paladares, por vezes, não do nosso agrado, começámos a pensar com mais consciência sobre a EUROPA, enquanto comunidade, e, acima de tudo, criámos laços de amizade e divertimo-nos imenso! Valeu mesmo, mesmo, mesmo, mesmo muito a pena… Sabem lá o que perderam…
E agora vamos lá curtir a festa de despedida à volta da fogueira, com umas gomas assadas. Ai, ai, ai, que isto vai custar…
Até para o ano!!!

No final, deixamos um breve comentário de cada um de nós:

O summer camp foi uma experiência única onde me diverti imenso. João

Todos os momentos deste summer camp foram inesquecíveis. É uma experiência a repetir. Patrícia

O IYSC é a melhor forma de conhecer jovens de outros países… Mariana

Vivi experiências fantásticas que me marcaram muito. Fiz amizades fantásticas. Helena

Fiz amizades e vivi momentos que nunca vou esquecer. É sem dúvida uma viagem pra vida. Renato

Foi uma experiência inesquecível e para repetir. Conheci pessoas que me marcaram imenso e com quem quero manter-me em contacto. Paula

Adorei! Foi uma ótima experiência que adorava repetir. Aprendi muito, conheci muitos amigos e visitei novos sítios. Mafalda

Gostei muito, gostaria de repetir, fazer novos amigos, conhecer novos lugares. Conheci pessoas maravilhosas. Inesquecível! Adorei! Carlos

Este summer camp foi sem dúvida uma das melhores experiências que já vivenciei. Conheci pessos espetaculares. Não podia ter sido melhor! Quanto às atividades, gostei de todas. Mesmo! Contem comigo para o ano !!! Carolina