Educação Ambiental
A realização de intercâmbio internacional de jovens, entre 21 de Julho e 7 de Agosto de 2003, organizado pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas/Casa da Juventude, decorre da relação de amizade estabelecida nos últimos anos entre as cidades da Póvoa de Varzim (Portugal), Montgeron (França), Eschborn (Alemanha) e Zabbar (Malta).
Desta relação que se iniciou em 1986, resultaram inúmeros contactos entre cidadãos, provenientes de diversos sectores, através da realização de intercâmbios escolares, intercâmbios entre instituições de pessoas com deficiência, da terceira idade, encontros de pintura, de fotografia, de música, conferências. Fóruns de discussão e reflexão, ou seja, acções com vista a promover os valores de amizade, cultura e de união entre os povos da Europa.
Do conjunto de actividades realizadas destacamos aqui os intercâmbios anuais de juventude, desde 1988, uma acção que tem servido de oportunidade para os jovens trocarem experiências, contactarem com a diversidade cultural, estabelecerem novas amizades, adquirirem novas competências para o exercício de uma cidadania activa, bem como fomentar o empenho no fenómeno europeu. Trata-se de um projecto itinerante, organizado, de cada vez, por uma das cidades participantes.
Para a edição de 2003 realizaram-se como habitualmente várias reuniões para definir o conceito do intercâmbio, de modo a respeitar os critérios estabelecidos pela organização e os princípios fundamentais do Programa Europeu de Juventude. A decisão recaiu sobre o tema da Educação Ambiental, encontrando-se um título que reflecte os objectivos essenciais do projecto: “DIZ-ME O QUE PROTEGES, dir-te-ei quem és” – “Birds of a feather, PROTECT TOGETHER“. O lugar seleccionado foi o Parque Nacional Peneda-Gerês, em Campo do Gerês, o número de participantes, 12 por cada cidade, acompanhados por 3 monitores.
O intercâmbio multilateral de jovens/Póvoa de Varzim-Gerês/2003, tem como tema a Educação Ambiental, uma educação para a cidadania, isto é, levar os participantes a tomar consciência da importância das questões ambientais e para o desenvolvimento sustentável das sociedades.
Nesse sentido foi preparado um conjunto de acções de reflexão, debate e comunicação, destinado aos participantes:
1 – Oficina de Educação Ambiental, preenchidas com a explicação do contexto ambiental da área protegida, a floresta, a fauna e flora, a geologia e os aspectos sócio-históricos da região, em que se solicitará a participação activa dos participantes;
2 – Oficinas de Interpretação da Natureza, com visitas a locais diversos para interpretar os temas abordados nas sessões teóricas;
3 – Oficina de Boas Práticas, para o desenvolvimento de atitudes de protecção do património natural; Complementarmente, desenvolvemos um conjunto de actividades recreativas para o convívio multilateral, como por exemplo:
4 – Oficinas de Recreio e Lazer, Circuitos de exploração da Natureza: Circuito em BTT; Passeio a Cavalo; Ski Aquático, Canoagem, Jogos Interactivos e Comunicação, etc.
A partir dos conteúdos fornecidos os jovens serão convidados a montar uma exposição multimédia, suportada em textos, fotografias e vídeo, realizada através de grupos multilaterais, que percorrerá, no final, as várias cidades envolvidas no projecto.
O programa é, portanto, balanceado entre actividades teórico-práticas, sustentado em momentos facilitadores da interacção entre os participantes, de modo a despertar novos interesses e novos conhecimentos, fomentar a protecção ambiente, estimular o espírito de tolerância e o respeito mútuo, isto é, uma ferramenta de apoio à educação, socialização e integração dos jovens num contexto europeu.
Por tudo isto, convidamo-vos a viajar por entre mil imagens e descobrir a dimensão e o alcance desta iniciativa europeia no quadro das geminações.