(quarta-feira, 14 Agosto) – Depois de uma noite empolgante de jogos, acordámos para mais um novo dia de muita diversão e aventura, dirigimo-nos à sala “Instambul” onde pudemos assistir a uma apresentação sobre “blind football” – futebol para cegos.
Visualizámos dois pequenos vídeos e fomos para o ginásio ali ao lado para experimentarmos este desporto. Começámos por pequenos aquecimentos, de modo a conhecermos a bola especial com que iríamos jogar. De seguida, aos poucos, uns de cada vez, começámos a vendar os olhos e acreditámos, que a princípio, não terá sido fácil para todos acertar na bola que não conseguiam ver, mesmo que emitisse um ruído semelhante a um guizo. É preciso ter os ouvidos apurados.
Aos poucos fomos apanhando o jeito e, com mais ou menos experiência técnica, aprendemos a “ver” a bola pelo seu som.
Seguidamente formámos equipas, o apito soou e e o jogo começou. Houve inclusive golos assinados por portugueses.
Para terminar em grande foi-nos permitido tentar a sorte em penáltis. Sempre de olhos vendados! Excusado será dizer que ainda houve mais golos.
Mas para que a experiência tivesse sido um sucesso, precisamos de ajuda dos nossos amigos invisuais, entre os quais o Marcel, um dos guias do Museu do Diálogo, onde estivemos no passado dia 8, o Manuel e o Gunguer, todos jogadores da equipa de futebol para cegos de Würzburg, presente na primeira liga alemã desta modalidade.
Após tanta atividade física, tivemos necessidade de almoçar. Espantosamente este almoço parecia português: almôndegas com arroz.
À tarde, fizemos um “city-bound”. Dividimo-nos em quatro grupos, cada um com uma maçã, que iríamos utilizar para efetuar sucessivas trocas até termos comida suficiente para a festa de hoje – a festa do adeus 🙂 ohhhhhh!!!!
O tempo aqui passou tão rápido… Ainda ontem chegámos e dentro de dois dias já cá não estaremos.
Poderíamos dizer que estamos a “morrer” de saudades de Portugal, porém neste diário não há espaço para mentiras… A sério!
Nem imaginam o que conseguimos arranjar com uma maçã!
Festa: aqui vamos nós!!
Por hoje é tudo! Roam-se de inveja !
Mafalda, Mariana e Patrícia