Hoje, foi um dos dias mais calmos vividos no encontro internacional de jovens, no campo aventura.

A manhã foi mais prolongada, pois pudemos dormir até mais tarde, ficando o resto da manhã livre para prepararmos a grande noite europeia.

Apenas às onze horas começámos as nossas atividades com reuniões dos grupos das diferentes oficinas que com vista a ultimar os preparativos para “The Workshop Presentation Show”, a realizar no dia 24 deste mês.

Depois de mais um delicioso almoço, pelas 14 horas, demos início aos desportos radicais há muito esperados. Todo o grupo português participou com entusiasmo, apesar de ser visível algum receio nas suas expressões.

As atividades que preencheram a nossa tarde foram o rappel, a escalada e o slide.

O rappel foi um passaporte para quem quis ultrapassar o medo das alturas. A escalada permitiu testar a nossa força e destreza. O slide fez-nos voar por breves instantes. UAU! Foi mesmo divertido!

Depois disto, todos os participantes do IYSC dirigiram-se para o “fireplace”, para acabarem as máscaras de gesso que tínhamos feitos logo no início do Encontro. Cada um pintou a sua da forma mais criativa que imaginou.

Os preparativos para a noite Europeia vieram logo a seguir, com os “mestres de cozinha”, a Odete, o Rui e o Carlos, ajudados pelo Francisco, a colocarem as mãos na massa, ou melhor, na aletria. Pedimos a receita à mãe do Rui.

A preparação para 6 pessoas necessitava de 150g de aletria, 5 dl de leite, 200g de açúcar, 4 gemas de ovo e a casca de um limão. Esta era a receita inicial, no entanto, tivemos de multiplicar as porções por 6, uma vez que o grupo era de 33 pessoas. A preparação deste doce levou pouco mais de 45 minutos e neste breve tempo pudemos obter uma sobremesa deliciosa.

Posteriormente, o grupo maltês deu entrada na cozinha para preparar um dos seus doces típicos, que provaríamos todos mais tarde.

Após o jantar, iniciou-se a noite europeia, no auditório. O Francisco fez uma apresentação da mesma, explicando o seu objetivo e o deste encontro: aproximar os cidadãos europeus e ajudar os jovens a compreender a importância da cidadania europeia, através das suas próprias diferenças;

A seguir, o grupo maltês fez uma apresentação do seu país e das suas tradições. Praias recortadas, festas populares e religiosas, gastronomia a apelar a uma visita.

Depois deslocámo-nos todos para o espaço reservado à noite europeia e os jovens de cada cidade prepararam a apresentação das suas intervenções.

Os franceses começaram por apresentar algumas características e monumentos do seu país, especialmente da sua capital Paris, cantaram o Hino Nacional francês e convidaram os seus novos amigos a provar a tão típica baguete com queijo francês. Cheiro intenso, mas saboroso.

Os malteses proporcionaram a todos a prova de vários queijos tradicionais, várias bolachas salgadas e vários doces, entre eles, aquele confecionado durante a tarde. Petiscos diferentes mas deliciosos. Alguns mesmo muito doces.

Por fim, o grupo português deu a provar aos seus companheiros de intercâmbio os tão famosos e pouco conhecidos tremoços, as populares azeitonas e uma belíssima e deliciosa aletria, elaborada durante a tarde pela equipa portuguesa, apresentada em pratos de barro, muito bem decorados com canela, com as iniciais do encontro – IYSC. Acho que todos gostaram e os portugueses estavam felizes. A Mariana, a Paula, a Eduarda e o João também ficaram orgulhosos.
Feitas as apresentações deliciámo-nos a provar as maravilhas de cada país.

A noite terminou muito divertida e todos pudemos disfrutar das várias iguarias dos diferentes países.