(terça-feira, 13 de Agosto) – O sucesso incomparável do churrasco de ontem, que nos proporcionou uma noite muito divertida, motivou-nos para mais um novo dia!
Hoje, como tivemos a manhã livre, aproveitámos para fazer aquilo de que tanto gostamos: dormir até tarde para compensar os dias em que temos de acordar cedíííííssimo (eh, também não era assim tão cedo! Às 8h00 pequeno almoço!) para as atividades às 10h00. Almoçámos rapidamente e fomos até Würzburg.
Novamente na cidade, visitámos a “Rathaus” que corresponde à Câmara Municipal.
Nesta visita, bastante interessante, começámos por analisar a maquete de Würzburg, devastada durante a II Guerra Mundial, já quase no final da guerra, em março de 1945. Ficámos ainda a perceber que esse ataque não tinha como objetivo afetar a cidade de Würzburg, mas sim outra próxima, militarmente estratégica. Acontece que no dia do ataque estava mau tempo e um forte nevoeiro impediu a visibilidade. Uma troca de alvo teve por consequência a destruição quase total desta cidade. Felizmente a cidade foi recuperada e renasceu das cinzas.
A “Rathaus” foi criada há cerca de mil anos, sendo um dos edifícios mais antigos da cidade. Visitámos a sala de conferência, onde se reúnem os vereadores e o Presidente da Câmara com a finalidade de discutir os principais assuntos de Würzburg e sala onde se reúne a Assembleia Municipal, cujas paredes estavam revestidas de pinturas de um artista natural da cidade. Essas retratavam vários episódios da história de Würzburg, desde os mais destrutivos, como é o caso do ataque de 16 de março de 1945, representado por uma cortina preta que simboliza o luto e o facto de não se querer recordar aquele dia, aos episódios mais gloriosos, como, por exemplo, a invenção, por um alemão de Würzburg, da radiografia. E lá está, pintada na parede desta sala de reuniōes, a primeira mão radiografada. A mão da mulher do inventor.
Posteriormente, visitámos uma exposição sobre a Europa, onde pudemos ver imagens das mais belas paisagens e monumentos do nosso continente. E lá estava uma fotografia da “Gare do Oriente”, de Lisboa.
Por fim, regressámos a casa. Jantámos e temos ainda à nossa espera uma importante reunião geral para chegarmos a um consenso sobre as conclusões dos vários workshops em que participámos.
Até amanhã!!!
João, Carolina e Carlos